Vacinação contra poliomielite e sarampo a partir de sábado (8)

Postada em 04.11.2014 ás 7:26

A Prefeitura de Garopaba através do setor de vigilância epidemiológica anuncia as campanhas contra poliomielite e sarampo entre os dias 8 a 28 de novembro.

Os sábados 8 e 22 serão os dias de mobilização nacional, e as salas de vacina do município ficarão abertas das 08:00 às 17:00.

No caso da poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, a população-alvo inclui crianças a partir de 6 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias. Já na imunização contra o sarampo, a faixa etária do público-alvo é a partir de 1 ano até 4 anos 11 meses e 29 dias. A campanha, contra o Sarampo é considerada de seguimento, por ser realizada a cada cinco anos e foi antecipada em razão de casos identificados em Estados do Nordeste em 2013 e 2014.

O Brasil é considerado livre da poliomielite desde 1990. Em 1994, recebeu da Organização Pan-americana de Saúde a certificação de área livre de circulação do vírus. Mas sabemos que existe vírus da Poliomielite em diversos países e não podemos deixar ele voltar ao Brasil.

Quando ao Sarampo, o Ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembrou que a continuidade das campanhas é fundamental para evitar a reintrodução da doença no país. Entre 2013 e 2014, dez países registraram casos de sarampo, sendo que três deles são considerados endêmicos (Paquistão, Nigéria e Afeganistão).

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave, que deixa seqüelas irreversíveis, por atingir o sistema nervoso.

Já o sarampo é uma doença viral aguda grave e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns incluem febre alta, tosse, manchas vermelhas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece de pessoa para pessoa por meio de secreções expelidas ao tossir, falar ou respirar. A única forma de prevenção da doença é a vacinação.

Por este motivo Garopaba mobiliza-se para esta campanha, pois devido a gravidade das duas doenças, não podemos deixar aberturas para que nossas crianças adoeçam com risco de ficarem com sequelas ou morrerem. E é com este intuito que a Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Garopaba convida os pais das crianças para levarem seus filhos até a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa no dia em que a Vacina estará na comunidade ou que dirijam-se até as salas de vacina do município para realizarem a vacina.

 CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

Comunidade         Data                     Hora           Local

Tabela saúde

Texto/Foto: Fábio Teixeira da Silva

Edição: Lily Pieszecki

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2014
::::::::::::::::. Garopaba 98,3 FM .::::::::::::::::