Secretaria de Turismo participa do maior evento mundial de ecoturismo

Postada em 06.05.2014 ás 10:53

2Garopaba participou na cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul, entre os dias 27 a 30 de abril de 2014 da Conferência Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável, a mais importante conferência de ecoturismo, que reuniu os principais representantes do segmento do mundo.

 O evento é promovido pela Sociedade Internacional de Ecoturismo, uma organização sem fins lucrativos dedicada à promoção do ecoturismo. Os temas de debate colocam o turismo como setor importante para a conservação, proteção da diversidade cultural e desenvolvimento sustentável da comunidade.

A equipe da secretaria avaliou a infra-estruturar turística, de ações ecológicas e da relação entre a administração e a comunidade nos processos de desenvolvimento sustentável.

O Ministério do Turismo vem investindo muito no município de Bonito, além de levar vários produtos pilotos para a cidade como testes dentro de critérios internacionais em Turismo. Portanto, também foi aproveitado pelo Secretário Fernando Ambrósio e sua equipe para participar das oficinas oferecidas pelo Ministério, através da Coordenadora Nacional de regionalização avaliando Cases como a Cidade de Socorro.

Estavam no evento quase 1.000 participantes de mais de 35 países. Entre acadêmicos, consultores, governos, operadores turísticos, representantes da hotelaria, especialistas e ecoturistas. 

O Ministro do Turismo, Vinicius Lages, participou da conferência de Bonito: O propósito de contribuir para a erradicação da pobreza e a proteção do Meio Ambiente, conforme recente resolução da Organização das Nações Unidas (ONU). “Assim, o ecoturismo se torna chave nesse processo na medida que promove a inclusão produtiva e contribui fortemente para a proteção do Meio Ambiente”, afirma o ministro.

 A Conferência se tornou um evento credenciado pela Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Para ganhar este status, uma conferência tem que ser realizada em três países. No caso da Conferência Internacional de Ecoturismo e Turismo Sustentável, em 2012, a Califórnia (EUA) recebeu o evento, e em 2013 Nairobi, (Kenya).

 O turismo de natureza é o que mais cresce no mundo, com expansão de 15% a 25% ao ano, de acordo com a Organização Mundial de Turismo. É o segundo, depois do segmento de sol e praia, na preferência dos turistas internacionais que visitam o Brasil a lazer (21% em 2012), de acordo com o Ministério do Turismo. Hoje o Brasil é o primeiro do mundo em recursos naturais e o 23º em recursos culturais, segundo ranking de competitividade do Fórum Econômico Mundial.

 

Das diversas ações realizadas em Bonito, destaca-se a promoção de Garopaba através da Santur, aprendizados com os cases apresentados, principalmente o da própria cidade de Bonito, além das tendências mundiais em ações sustentáveis.

Fotos e texto: Marcus Israel

Edição: Lily Pieszecki

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2014
::::::::::::::::. Garopaba 98,3 FM .::::::::::::::::