Projeto de Papa Bitucas de Garopaba (SC) encerra sua primeira etapa

Postada em 12.12.2019 ás 10:12

Um piloto intitulado ‘Mais amor, menos bitucas, por favor’ foi desenvolvido de forma pioneira e voluntária em Garopaba (SC) recolhendo 28 mil bitucas na cidade

Alunos do 6º ano da Escola 

Na manhã e tarde da segunda-feira, 9,  foi o momento de reunir as crianças das oito turmas do 6º ano da Escola Básica Prof. José Rodrigues Lopes e voluntários para a celebração do final desta primeira fase do projeto e entregar os certificados de participação e uma lembrancinha feita pelos voluntários. Ao todo foram 55 alunos que participaram do projeto.

Nesta semana serão recolocadas novas bituqueiras nos mesmos pontos onde foram distribuídas anteriormente: no deck e calçadão da orla da praia, em lojas, em ruas do centro que tem bastante fluxo de pessoas, próximo as paradas de ônibus, escolas, empresas, etc. A ideia do grupo é potencializar parcerias e voluntários para atingir toda a cidade.

Sobre o Projeto

A preocupação com a saúde e qualidade de vida dos moradores de Garopaba (SC) motivou um grupo de pessoas a criar um projeto para minimizar as consequências à saúde humana e ambiental de forma articulada para ser levado adiante por gerações futuras em todo o litoral catarinense. O grupo intitulado Pró-Coleta Seletiva, em que um dos participantes é o Instituto Monitoramento Mirim Costeiro, constatou que as bitucas de cigarro são sempre os principais resíduos coletados nos mutirões do Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias nas praias de Garopaba. Em 2019 esta ação contabilizou só na praia de Garopaba um total 4.751 bitucas e em 9 anos quase 28 mil.

Sendo assim, tornou-se evidente a necessidade de fomentar uma campanha de prevenção ao fumo e ao descarte inadequado dos tocos de cigarros, uma vez que este resíduo apresenta inúmeros poluentes tóxicos que prejudicam a vida e o meio ambiente. O envolvimento do público escolar do ensino fundamental como alvo deveu-se ao fato de que esta é uma fase de grande suscetibilidade, em que se inicia o processo de autoestima e inicia a consolidação de hábitos, definindo comportamentos que os acompanharão pela vida.

Com apoio do IFSC Campus Garopaba, Gráfica Pinta, Escola de Educação Básica Professor José Rodrigues Lopes, Grupo de Reiki Comunitário e Instituto Monitoramento Mirim Costeiro com envolvimento dos estudantes do 6º ano da Escola de Educação Básica Professor José Rodrigues Lopes foi desenvolvida esta primeira fase do projeto ‘Mais amor, menos bitucas, por favor!’. Os estudantes participaram de duas oficinas na escola para a confecção de bituqueiras feitas de garrafa pet e duas saídas a campo, onde percorreram as ruas centrais da cidade e para a surpresa dos envolvidos coletaram 8 mil pontas de cigarro pelas mãos de 17 crianças de manhã e 12 à tarde, além de 20 voluntários.

No total, o projeto ‘Mais amor, menos bitucas, por favor’ contabilizou 28 mil bitucas até agora que serão encaminhadas para a reciclagem. O IFSC Campus Garopaba está desenvolvendo um projeto piloto de reciclagem destas bitucas separadas da seguinte forma: foram retirados alguns resíduos tóxicos destas pontas de cigarro e este insumo foi utilizando como agrotóxico em roseiras. O resto que sobra é separado em papel e plástico que seguem para reciclagem.

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2014
::::::::::::::::. Garopaba 98,3 FM .::::::::::::::::