Novembro Azul: Garopaba terá atendimento estendido para os homens

Postada em 07.11.2019 ás 10:03

Divulgação da Prefeitura de Garopaba

Saímos do Outubro Rosa para entrar no Novembro Azul, mês de movimento mundial para reforçar a prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença, que é a segunda mais comum em homens brasileiros e maiorias das vitimas são de idade de 50 anos, pode não apresentar sintomas em sua fase inicial.

Em alguns casos, os sinais são parecidos com os do crescimento benigno da próstata, que vem com dificuldade de urinar ou necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Já na fase mais avançada o paciente pode ter dores nos ossos, sintomas urinários e infecção generalizada ou insuficiência renal.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, INCA, em 2018 teve aproximadamente 68.220 mil novos casos da doença no país. O risco estimado foi de cerca de 70 novos casos para cada 100 mil homens. Em Santa Catarina, a estimativa é de 2.600 mil novos casos no ano.

Segunda a diretora da atenção básica da saúde de Garopaba Gabriela Rodrigues Pereira, este mês o município quer sensibilizar os homens não apenas para a prevenção do câncer de próstata, mas também para o cuidado com outras questões. “Hoje temos outras doenças que matam muito como, por exemplo, o acidente vascular cerebral, AVC, e queremos incentivar nossos homens a procurarem por exames de rotinas”, explica Gabriela.

Para focar na saúde integral do homem, no mês de novembro as Unidades Básicas da cidade estarão atendendo, em alguns dias, com horário estendido (Conforme Foto). O objetivo conforme Gabriela, é garantir o atendimento para todos.

Exames

Serão feitos vários exames como: Verificação de pressão; Teste de glicemia, Teste rápido (Sífilis, HIV, Hepatite, entre outros); MC, para ver peso e altura; e, claro, o Exame de sangue para ver a próstata, caso apareça no exame alguma alteração é indicado o exame de toque. Conforme o resultado o paciente ganha encaminhamento para o médico especialista no caso.

Segundo Gabriela, homens de todas as idades podem procurar pelos atendimentos. Já para a prevenção do câncer de próstata a indicação são homens a partir dos 45/50 anos, se tiver caso da doença na família a prevenção pode começar antes.

Como posso prevenir?

Adotar hábitos saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer. Recomendamos:

Manter uma alimentação saudável e equilibrada;

Não fumar.

Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol

Manter um peso saudável;

Praticar regularmente atividades físicas.

 

Redação por Carla Fogaça

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2014
::::::::::::::::. Garopaba 98,3 FM .::::::::::::::::