Nível da Lagoa das Capivaras cai por causa da estiagem

Postada em 21.01.2020 ás 12:06

Nível da lagoa baixou 1 metrô

A situação da Lagoa das Capivaras (veja na imagem) está assustando os garopabenses, que não estão acostumados a ver o nível da lagoa tão baixo. Após medições já foi constatado que o nível da água desceu 1 metrô até agora, dia 21.

Segundo o secretário de agricultura e pesca Júnior Gonçalves, isso é reflexo da estiagem, que atinge Garopaba já há alguns meses, pois as chuvas que caem não estão sendo o suficiente para manter o nível da lagoa normal. E essa situação não está acontecendo apenas com a lagoa, mas existe outros pontos que estão sendo afetados.

Ainda de acordo com o secretário, dados da Casan mostram que nosso lençol freático baixou uns 20%, sendo que a lagoa baixou, também, 1 metrô e está sendo absorvido pelo lençol sendo que 40% da água central é da lagoa.

Com esse cenário também surgiu da comunidade várias especulações. Há quem diga que alguém está fazendo a lagoa secar, aterrando a nascente de água, porém, ao ser questionado sobre esse assunto, Junior afirmou que não existe nenhum estudo técnico que comprove essa teoria, somente que a estiagem seja o motivo do nível baixar. “Estamos estudando algumas ações para tentarmos reverter essa situação da lagoa”, conclui.

Sem água, sem pedalinhos

O que era para ser mais uma atração de verão teve sua missão “abortada”, pois sem o nível da lagoa estar normal não tem como funcionar os pedalinhos. Até o momento, ele permanece sem funcionamento e sem previsão para retornar.

 

Redação por Carla Fogaça

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2014
::::::::::::::::. Garopaba 98,3 FM .::::::::::::::::