Garopaba tem um caso suspeito de Sarampo

Postada em 07.10.2019 ás 17:18

 

Em nota o Setor de Vigilância epidemiológica de Garopaba informou que uma paciente com suspeitas de sarampo teve atendimento na Policlínica no sábado dia 12 e domingo dia 13. A orientação é que aqueles que estiveram na Policlínica no dia 12 entre às 12h20min até 13h20min e dia no dia 13 das 19h35min até 20h15min e não foram vacinados contra o sarampo, compareçam em uma unidade de vacina e solicitem a imunização.

Lembrando também que dia 19 acontece o dia D de vacinação contra o Sarampo. Nesta primeira etapa estão sendo imunizadas crianças de seis meses até cinco anos de idade.

Em Garopaba a Policlínica Municipal e a Unidade básica de Saúde Campo Duna estão fornecendo a vacina. Lembrando que as fichas são liberadas todos os dias até às 10h30 da manhã e até às 15h30 da tarde.

Fique atento aos sinais e sintomas:

  • Febre Alta
  • Tosse
  • Coriza
  • Olhos Avermelhados
  • Manchas vermelhadas no corpo

Em caso de sinais e sintomas procure uma unidade de saúde.

Campanha nacional contra o sarampo

Na segunda-feira (7) começou a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja a vacinação vai do dia 7 até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19.

O segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não estão com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos. Para isso, a pasta garantiu a maior compra de vacinas contra o sarampo dos últimos 10 anos. Ao todo, 60,2 milhões de doses da tríplice viral foram adquiridas para garantir o combate à doença nos municípios.

Em Garopaba a Policlínica Municipal e a Unidade básica de Saúde Campo Duna estão fornecendo a vacina. Lembrando que as fichas são liberadas todos os dias até às 10h30 da manhã e até às 15h30 da tarde.

Dados

No levantamento divulgado até o dia 28 de agosto, o Brasil registrou 5.404 casos confirmados de sarampo e seis mortes, sendo quatro delas de pacientes menores de 1 ano. Em Santa Catarina foram 258 casos suspeitos e 26 confirmados, porém, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde nenhum desses foram contraídos dentro do estado.

 

Redação por Carla Fogaça

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2014
::::::::::::::::. Garopaba 98,3 FM .::::::::::::::::