Enem 2019: Índice de abstenção em Santa Catarina chega a 27% no segundo dia da prova

Postada em 12.11.2019 ás 12:00

Foto: Renato Alves

Mais de 30 mil candidatos não realizaram as provas do Enem em Santa Catarina em 2019. Dos 110.701 inscritos, apenas 72,3% realizaram o exame, ou seja, o índice de abstenção chegou a 27,7% no estado neste ano. O balanço foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e Ministério da Educação.

Em comparação com o primeiro fim de semana de provas, que ocorreu em 3 de novembro, o índice de abstenção aumentou 5% neste último dia de exame (10) em Santa Catarina.

O que acontece se faltar na prova do Enem quem conseguiu a isenção?
O participante beneficiado com a isenção da taxa de inscrição do Enem 2018 que não comparecer às provas nos dois dias de aplicação só conseguirá nova isenção no Enem 2019 se justificar sua ausência no exame. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a justificativa de ausência se deve ao prejuízo causado aos cofres públicos por aqueles que obtiveram a isenção e deixaram de comparecer a avaliação.
O que acontece se faltar na prova do Enem quem pagou a taxa de inscrição?
Nesse caso o MEC não aplica nenhuma punição. Esses participantes não precisam justificar ausência, caso queiram participar da próxima edição do exame.
O que acontece se faltar na prova do Enem por problemas de logística?
Quem não conseguir chegar a tempo para fazer a prova do Enem por problemas relacionados a logística ou infraestrutura pode tentar participar da reaplicação da prova. O pedido deve ser realizado on-line na página do participante Enem em até cinco dias úteis após o último dia da avaliação, que acontece no domingo 11 de novembro. Os casos serão julgados, individualmente, pela Comissão de Demandas. A aprovação ou reprovação será comunicado por e-mail e/ou celular, via SMS, cadastrados pelo participante.

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2014
::::::::::::::::. Garopaba 98,3 FM .::::::::::::::::