Como ajudar quem está se afogando?

Postada em 19.11.2019 ás 10:05

Mantenha a calma e chame imediatamente os guarda-vidas. Se não houver nenhum guarda-vidas à vista, ligue para os bombeiros (193)

Foto: Divulgação

Com a chegada do calor as pessoas buscam se refrescar no mar. Mas muitas não sabem nadar ou acabam sendo levados pela correnteza e não conseguem voltar sozinhas para a beira. Na última temporada de verão foram registrados que mais de 90% dos casos de afogamento, as vítimas se banhavam onde não havia monitoramento de guarda-vidas. Mortes em água doce também foram 55% mais frequentes do que as ocorrências no mar. Na avaliação do comando dos Bombeiros Militares, há uma relação entre essas duas estatísticas.

O número de mortes por afogamento aumentou 65,2% na comparação entre 1º outubro de 2018 a 15 de janeiro de 2019 e 1º de outubro de 2017 a 15 de janeiro de 2018. Na última temporada, foram registradas 38 mortes, contra 23 da temporada de 2018. A maioria delas ocorreu em água doce.

Já neste feriado do dia 15 de novembro, os bombeiros registraram 7 mortes por afogamento em Santa Catarina. Em Garopaba, segundo grupos no FaceBook, alguns afogamentos aconteceram também, porém, nenhum o Corpo de Bombeiros não teve nenhuma ocorrência registrada.

Veja como ajudar alguém que está se afogando no mar:

Se você perceber que alguém está no mar se debatendo, ou pedindo ajuda, NÃO entre na água, mesmo que você souber nadar bem. O salvamento no mar requer um treinamento especial. As correntes de retorno podem extenuar os melhores nadadores.

Mantenha a calma e chame imediatamente os guarda-vidas. Se não houver nenhum guarda-vidas à vista, ligue para os bombeiros (193). Se nada disso for possível e só você estiver por ali, entre com uma boia ou qualquer objeto flutuante que você possa jogar para a pessoa se agarrar. Evite chegar perto da pessoa sem nenhum objeto que flutue pois vocês dois podem se afogar.

Quando conseguir chegar com o afogado na areia, repita os procedimentos de massagem cardíaca acima descritos se o mesmo estiver inconsciente, sem os pulsos palpáveis e/ou sem sinais de respiração.

Guarda-Vidas em Garopaba: 

Neste mês de novembro os Guardas-vidas estarão somente no fim de semana e não em todas as praias. As rondas são feitas na praia central, ferrugem e ouvidor.

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2014
::::::::::::::::. Garopaba 98,3 FM .::::::::::::::::