Cinco estratégias para uma pequena empresa se destacar no mercado

Postada em 27.11.2019 ás 11:29

Foto: Unsplash

As pequenas empresas são responsáveis por 60% dos empregos no país e representam 98% do número de estabelecimentos produtivos em funcionamento. Apesar de uma primeira impressão positiva, a realidade nem sempre é essa. Segundo o Sebrae, cerca de 25% dos novos negócios fecham antes mesmo de completar 2 anos de mercado.

As causas desse cenário incluem a falta de habilidades administrativas, a escassez de recursos próprios e, em lugar de destaque, a saturação do mercado.

Conheça o seu diferencial

O que você oferece a seus clientes que ninguém mais oferece? Por que uma pessoa deveria escolher o seu produto ou serviço e não o de um concorrente?

Não importa o tamanho de sua empresa, seu negócio deve ter um diferencial claro, tanto para você e sua equipe, como para seus clientes.

Existem várias formas de se destacar:

  • pelo preço;
  • pela qualidade;
  • por produtos exclusivos;
  • pelo atendimento ao cliente;
  • pela campanha de marketing.

Essa, sem dúvidas, é a primeira estratégia para quem deseja expandir os negócios.

Construa um relacionamento com seus clientes

Quanto você tem investido em satisfação do cliente? Segundo dados da ASpect Consumer Experience Survey, 76% dos consumidores dizem que o atendimento é como um teste de demonstração sobre o quanto a empresa os valoriza.

Além disso, manter um relacionamento próximo te permite identificar exatamente qual a impressão de seu consumidor sobre seus serviços ou produto. Isso muitas vezes é suficiente para te dar pistas de como se destacar no mercado.

Na relação com sua clientela, não importa se aquela pessoa é ou não difícil de lidar, todos merecem atenção. Investir tempo em atendimento de qualidade ou mesmo em uma estratégia de pós-venda deve ser uma das prioridades de um negócio que deseja crescer.

Agradeça os elogios e se aposse das críticas como pontos de melhoria.

Estabeleça metas

A falta de planejamento é um dos motivos pelos quais a grande maioria das empresas vão à falência, além de ser um dos empecilhos ao crescimento de negócios promissores.

Antes de começar a investir em qualquer estratégia, você precisará ter objetivos bem definidos. Pense bem! Você deseja que sua empresa ganhe destaque no mercado, certo? Mas será mesmo que você está pronto para atender uma demanda 10 vezes maior?

Invista em endomarketing

O endomarketing é uma estratégia muito negligenciada. Você talvez nunca sequer tenha ouvido falar nesse termo antes. Porém, sem dúvidas, essa dica tem potencial para alavancar o seu negócio rumo ao sucesso.

Esta é uma modalidade estratégica institucional voltada para ações internas. A ideia é melhorar a imagem da empresa entre seus colaboradores, criando um ambiente de trabalho agradável.

Isso quer dizer que você deve investir no bem-estar do seu funcionário.

Uma equipe mais motivada e com menos rotatividade trabalha melhor e rende mais. Além disso, há uma tendência de crescimento de uma postura mais ativa por parte dos funcionários em prol do crescimento da empresa, e os benefícios disso são incontáveis.

Profissionalize a gestão

Independente do tamanho do seu negócio, essa dica é para você. Primeiro, por ser um fator essencial para um negócio de sucesso. Depois, porque mesmo se sua empresa for uma pequena loja no interior, provavelmente existe ambição de crescimento.

Como em toda competição, sai na frente quem tem mais habilidade, inteligência e/ou perspicácia.

A gestão profissional envolve mais do que a escolha por um gestor com experiência. É a reestruturação de um negócio, que torna-se planejado, controlado e focado, gerando mais resultados e conquistando cada vez mais espaço.

Os preços da negligência são altos:

  • falhas;
  • retrabalhos;
  • perda de investimentos;
  • baixos lucros;
  • estagnação.

O Sebrae/SC oferece consultorias e cursos na área de gestão, para auxiliar nessa gestão e construção de estratégias para ter destaque no mercado. Um deles, o Gestão de Indicadores e Resultados, que tem vagas abertas e é uma excelente oportunidade para escalar o crescimento da empresa.

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