Casos suspeitos de coronavírus em SC divulgados pelo Ministério da Saúde são descartados em exame

Postada em 30.01.2020 ás 10:56

Segundo a Dive-SC, casal que mora em São José foi diagnosticado com gripe. Em todo o país, há sete casos suspeitos em cinco estados de coronavírus

 

Os dois casos suspeitos de coronavírus em Santa Catarina divulgados pelo Ministério da Saúde nesta última quarta-feira (29) foram descartados em exame laboratorial, informou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC). Trata-se de um casal de São José, na Grande Florianópolis, que acabou diagnosticado com gripe (Influenza B).

Em todo o país, há sete casos suspeitos de coronavírus nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Ceará. Os dados são referentes ao período de 18 a 29 de janeiro.

Os balanços do governo federal e das secretarias estaduais ou municipais podem ter números diferentes. Eventuais divergências ocorrem porque os boletins diários, que passarão a ser informados diariamente às 16h, se baseiam em informações coletadas até o meio-dia. Segundo o ministério, notificações enviadas após o meio-dia constarão no boletim do dia seguinte.

Conforme a Dive-SC, a suspeita no estado foi descartada durante a tarde desta quarta, após resultados dos exames feitos pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/SC).

Casos suspeitos

O casal de São José viajou no dia 26 de dezembro de 2019, partindo de São Paulo com destino a Bangkok, com conexão em Madri e escala na capital chinesa Pequim, onde passaram 12 horas. Os dois voltaram no dia 12 de janeiro.

A mulher, que tem 29 anos, começou a ter sintomas no último dia 25. O homem, de 28 anos, começou a se sentir mal no dia 28, e no mesmo dia ambos procuraram atendimento médico na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) Continente, em Florianópolis. Eles estavam com falta de ar, dores musculares, febre, tosse e coriza.

Após atendimento, os pacientes tiveram alta e receberam instruções para ficarem em isolamento, sem receber visitas ou sair de casa para lugares públicos.

Plano de contingência e recomendações

Em Santa Catarina, foi ativado nessa terça-feira (28) plano de contingência para Síndrome Respiratória Aguda Grave, para atender e identificar casos suspeitos de coronavírus e foi recomendado que a população do estado evite viajar para a China, epicentro da doença. Até esta quarta, foram confirmadas 132 vítimas fatais, e 5.974 casos confirmados na China continental (sem contar Hong Kong, Macau e Taiwan).

Fonte: Organização Mundial da Saúde

Prevenção

A Dive-SC explica que a melhor maneira de prevenir a infecção é evitar ser exposto ao vírus. As medidas são as mesmas contra o vírus da gripe:

  • lavar as mãos com água e sabão e frequência;
  • evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos sujas;
  • evitar contato com pessoas doentes;
  • ficar em casa quando estiver doente;
  • cobrir a boca e o nariz ao tossir e espirrar, de preferência com um lenço de papel;
  • limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2014
::::::::::::::::. Garopaba 98,3 FM .::::::::::::::::