Campanha sarampo 2019: 46,6 mil adultos se vacinam em SC na 2ª etapa

Postada em 03.12.2019 ás 10:55

Imunização continua disponível nos postos de saúde. Adultos entre 20 e 29 anos precisam ter duas doses da vacina

 

Vacina contra o sarampo — Foto: Honório Moreira

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, destinada à faixa etária entre 20 e 29 anos, imunizou 46.654 adultos dessa idade em Santa Catarina, divulgou a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive-SC) na tarde desta segunda-feira (2). A campanha ocorreu de 18 a 30 de novembro. No total, 114.751 pessoas compareceram aos postos de saúde, mas a maioria já estava com a vacina em dia.

Por estimativa do Ministério da Saúde, 420 mil adultos da faixa etária deveriam ter se vacinado. Por isso, a Dive-SC reforçou que a imunização continua disponível nos postos de saúde de todo o estado.

Adultos entre 20 e 29 anos foram os que mais contraíram a doença em Santa Catarina. De acordo com o boletim mais recente da Dive-SC, divulgado em 13 de novembro, o estado tem 94 casos de sarampo. Um novo relatório sobre a situação da doença no estado deve sair ainda nesta semana.

“O sarampo pode deixar sequelas e, em casos mais grave, levar à morte. A vacina é a única forma de prevenção, por isso a gente reforça que é muito importante que todos estejam vacinados”, afirmou a gerente de Imunização, Lia Quaresma Coimbra.

Vacinação

Nas crianças, a primeira dose da vacina contra o sarampo deve ser tomada aos 12 meses e a segunda, aos 15 meses. Quem tomar essas duas doses fica protegido por toda a vida. Bebês também devem tomar a chamada “dose zero”, aos 6 meses de idade.

Quem não sabe se tomou a vacina e perdeu a caderneta de vacinação, deve seguir as seguintes orientações da Dive-SC:

  • Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses da vacina com um intervalo mínimo de 30 dias
  • Entre 30 e 49 anos, a orientação é tomar apenas uma dose

As vacinas que previnem o sarampo são a tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e catapora).

Sarampo

A doença é causada por um vírus que se espalha facilmente pelo ar através da respiração, tosse ou espirros.

Segundo a Dive-SC, os sintomas são:

  • febre alta
  • coriza
  • tosse
  • olhos avermelhados
  • manchas vermelhas

Na Policlínica e na UBS do Campo Duna as vacinas são fornecidas das 8h às 17h com intervalo meio dia, mas chegue antes para garantir a ficha de atendimento.

Redes Sociais

Todos os direitos reservados © 2014
::::::::::::::::. Garopaba 98,3 FM .::::::::::::::::